4/19/24

O que acontece Quando o Mundanismo Entra na Vida do Crente?

 Quando o Mundanismo Entra na Vida do Crente: Um Alerta aos Filhos de Deus


No turbilhão da vida moderna, é fácil para os crentes se encontrarem em uma encruzilhada perigosa, onde as influências mundanas espreitam a cada esquina. Como pastores e líderes espirituais, é nosso dever alertar e instruir nosso rebanho sobre os perigos do mundanismo infiltrando-se em suas vidas. A Palavra de Deus nos fornece um esboço claro dos impactos devastadores que o mundanismo pode ter na vida do crente. Vamos examinar juntos como isso acontece:


1. Separação de Deus

Tiago 1:15 nos adverte sobre o perigo do pecado, que quando plenamente crescido, resulta em morte espiritual. Romanos 5:12 nos lembra que o pecado entrou no mundo através de um homem, e através dele, o pecado se espalhou para toda a humanidade. Isaías 59:1-2 declara que nossas iniquidades nos separam de Deus e impedem que Ele ouça nossas orações.


2. Perda de Reputação

Provérbios 22:1 nos ensina que uma boa reputação é mais valiosa do que grandes riquezas. O pecado mancha nossa reputação e nos afasta da comunhão com nossos irmãos e irmãs na fé. Provérbios 6:27, 33 adverte sobre os graves danos que o pecado sexual pode causar à nossa reputação e à nossa integridade moral.


3. Perda de Influência

Romanos 2:24 nos lembra que quando falhamos em viver de acordo com os padrões que professamos, desprestigiamos o nome de Deus entre os incrédulos. 1 Timóteo 4:12 nos exorta a sermos exemplos na fé, na conduta, no amor, na pureza e no ensino, para que nossa influência seja positiva e edificante.


4. Obstáculo à Adoração

1 Pedro 3:7 nos alerta sobre a importância de viver em harmonia com nossos cônjuges, para que nossas orações não sejam obstruídas. João 9:31 nos lembra que Deus não ouve os pecadores, mas sim aqueles que O adoram em espírito e em verdade.


5. Dessensibilização ao Pecado

Salmo 1:1-3 nos adverte sobre os perigos de nos associarmos com os ímpios, pois isso pode nos levar à insensibilidade espiritual e ao afastamento da presença de Deus.


6. Endurecimento do Coração

Hebreus 6 e 10 nos alertam sobre os perigos de endurecermos nossos corações para com a voz de Deus, resultando em afastamento da fé e da comunhão com Ele. 1 João 5:18 nos adverte sobre o maligno que está no mundo, buscando nos afastar da presença e da proteção de Deus.


7. Geração de Outros Pecados

O triste relato de 2 Samuel 11 nos mostra como o pecado pode levar a outros pecados ainda mais graves, resultando em consequências devastadoras não apenas para o pecador, mas também para aqueles ao seu redor.


8. Desassociação

1 Coríntios 5:1-13 e 2 Tessalonicenses 3:6-15 nos instruem sobre a necessidade de nos separarmos daqueles que persistem no pecado e se recusam a se arrepender, para que não sejamos contaminados por suas más influências.


9. Obstáculo ao Crescimento Espiritual

Hebreus 12:1-ss nos encoraja a nos livrarmos de todo peso e pecado que nos envolve, para que possamos correr com perseverança a corrida que nos está proposta, olhando firmemente para Jesus, o autor e consumador da nossa fé.


10. Sofrimento Nesta Vida

As Escrituras nos alertam sobre as consequências do pecado, tanto nesta vida quanto na vida vindoura. Êxodo 20:5 e 34:7 nos ensinam que Deus visita a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que O odeiam.


11. Condenação Eterna

Romanos 6:23 nos diz que o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. Apocalipse 21:8 nos adverte sobre o destino dos incrédulos e daqueles que persistem no pecado, que é a segunda morte no lago de fogo.

A vida cristã contrastada com o mundanismo

  • Santo (1 Pedro 1:15-16; 4:1-3)
  • Puro (1 João 3:3)
  • Lei pela qual vive (1 João 3:4)
  • Teme a Deus (1 Timóteo 2:9)
  • Não continue a pecar (Romanos 6; 1 João 3)
  • Respeito pela palavra (Sl 119:11)
  • Separado do mundo (2 Coríntios 6:14-17)

Como servos de Deus, é nosso dever alertar e instruir nosso rebanho sobre os perigos do mundanismo e do pecado. Devemos permanecer vigilantes, buscar a santidade e viver vidas que glorifiquem a Deus em todas as áreas. Que o Espírito Santo nos guie e nos capacite a permanecer firmes na fé, resistindo às tentações do mundo e vivendo de acordo com a vontade de Deus. Que Ele nos ajude a ser exemplos de santidade e retidão, para que possamos atrair outros para o caminho da verdade e da vida em Cristo Jesus.

Compartilhe:

Autor: Ronaldo G. da Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética com Pós-Graduação em Educação pela UFF. Entusiasta na Evangelização e Estudos Bíblicos.

0 comentários:

Evangelizai

Mais Lidos