A pergunta não é Como ser um BOM pregador e sim O que é Ser um BOM pregador.

Na minha opinião, ser um bom pregador não é fazer o povo chorar, gritar, se emocionar e muito menos jogar palavras “animadoras” para conseguir arrancar aplausos. Ser um bom pregador é conseguir fazer o povo de Deus refletir quanto a sua conduta e aqueles que ainda não receberam a Jesus se convencer de que JESUS é o Senhor.

O pregador deve entender que ele é um “vendedor” de uma idéia, porém não me entendam mal hein, ninguém vai vender pregações (risos)
O vendedor tem que usar habilidades para convencer o cliente de que aquele produto que ele vende é o melhor, é confiavel e etc. Os pregadores fazem o mesmo, porém não com engano como alguns vendedores, nós convencemos as pessoas de que JESUS é o Senhor e que fora ele não há outro Salvador, se a pessoa não se convence daquilo, ela não vai aderir à sua idéia, certo? Entendeu porque eu disse vendedor?

Eu quero destacar sete coisas que um bom pregador deve ter em sua bagagem:

1° Ser educado e acessível = É incrível como há “pregadores” que imploravam para ter oportunidades em micro igrejas e agora que pregam para mais de quinhetos se negam a conversar com as pessoas, a fazer amizades, a interagir com os fiéis das igrejas. Ja participei de congressos onde a pregação terminava e o pregador não esperava nem o culto acabar e ja tinha ido embora.

2° Leia a Bíblia = Como o vendedor vende sem conhecer o produto? Como o pregador fala sem conhecer a Palavra? Leia, leia, mas leia muito a bíblia, porque lendo ela, você verá que é um livro rico de mensagens. Dizer que não vem nenhuma palavra para pregar é sintoma de que o pregador não lê a bíblia.

3° Leia outros livros = Eu gosto muito de ler livros em geral, não somente livros cristãos, mas também livros de grandes escritores e assuntos em geral, porque eu preciso ter cultura para ministrar para quem é indouto e para quem é culto, certo? Uma vez fui convidado por um membros da igreja a participar de um jantar de empresários onde o assunto foi somente sobre Fundos,  Investimentos e empreendedorismo, não passei vergonha, consegui dominar o assunto sem ficar como um peixe fora d’agua. Durante o jantar me falaram assim: Poxa, o fulano falou bem do senhor, mas eu não sabia que era uma pessoa tão comunicativa! Este comunicativo você sabe a que ele estava se referindo “né”? (eu não era burro – risos) Eles pensaram que um pastor não conseguiria se envolver no assunto e a maior prova disso foi que no princípio do jantar mal olhavam para mim (risos) Por isso o pregador tem que estar preparado para pregar em todo e qualquer ambiente, isso é como se você falar em outros “idiomas”.

4° Leve Boas Novas = Parece estranho o que vou falar, mas nos ultimos dias as pregações estão ficando muito iguais, é jejum de Daniel, é Gideão, é Josué, e Moisés, é Paulo, é Pedro, é Malaquias, é Isaías… Ufa! Que tal pregar sobre Samá, Ester, Enoque, Josafá, Sansão, Habacuque, Joel, Naum, Oséias, Judas, Tomé (sem chama-lo de incréduto – risos)  e etc… Esses já “conhecidos” mas pouco comentados. Quando você chega com uma coisa nova o povo se cala para ouvir, quando você ja prega o que “todos” sabem o povo não presta tanta atenção. A palavra de Deus se renova, o Espírito fala de milhares de formas diferentes em um só versículo, mas eu não posso me acomodar a isso e usar como desculpa para não estudar mais a bíblia. Eu fico impressionado com o que o Espírito Santo faz, eu pego um trecho da Palavra que as vezes eu ja li mas nunca percebi nada e falo para o Espírito Santo: Senhor, me dê algo aqui que não foi dado a ninguém ainda. E os Espírito de Deus me dá ali uma revelação da Palavra, isso é muito forte, experimente com fé isso.

5° Ser humilde e Íntimo com o Espírito Santo = A pessoa que tem intimidade com o Espírito Santo é humilde, porque um dos frutos do Espírito é o amor, a pessoa que não tem humildade não ama. A Palavra do Senhor diz que antes da honra vem a humildade, então se você quer que a sua rede lançada volte cheia de peixes para que você seja honrado, lance a rede com humildade, porque quando você puxar ela, você verá a honra. Ganhe almas, pregue como se estivesse pregando para uma multidão de pessoas que ainda não conhecem a Jesus, nada de ficar falando: Você já conhece este trecho mas eu vou ler ou, o que está escrito no lugar tal igreja? Entendeu? Faça de contas que você acabou de chegar em um lugar onde ninguém nunca ouviu falar de Jesus e apresente-o para aquelas pessoas, demonstrando porque é bom ter Jesus em sua vida e etc. No final você pergunta: Quem aqui, depois de conhecer este Jesus maravilhoso quer recebe-lo? Levante as mãos, aí você verá as redes se enchendo diante dos seus olhos.

6° Fale somente da Palavra = Pulpito não é lugar de descarregar ofensas, jogar indiretas, contar casos em excesso, promover políticos, vender objetos e etc. Pulpito é lugar onde você fala exclusivamente da PALAVRA DE DEUS. E incrível como tem pregadores e pastores usando púlpito como uma barreira de guerra, atira e se escondem atrás dele dizendo que é o SENHOR quem está falando… pelo amor!

7° Ore muito, se consagre = Eu gosto de orar antes pedindo uma revelação da Palavra, depois agradecendo e quando vou pregar para que toda a informação seja transmitida de forma que dê resultado. A oração é algo que está envolvido em tudo na nossa vida, viver sem orar é viver sem se comunicar com Deus, e quem não se comunica com DEUS, como dará uma mensagem DELE?

Desejo que você seja um ótimo (a) pregador (a) da Palavra de Deus.
Você está de acordo? Gostaria de acrescentar algo? Dê a sua opinião.

Leandro Santos é Pastor e Diretor Estadual na Comunidade Cristã Paz e Vida. Sua formação teológica foi realizada no CTJP (Curso de Teologia Juanribe Pagliarin. Exerceu também estudos no seminário Cristo Para as Nações e bacharelou-se na faculdade FAETE. Produtor e Apresentador do Programa O Céu Pode Ajudar no Estado do Piauí; Leandro Santos também ministra palestras para empresários Cristãos, realizando a Reunião dos Empreendedores de Deus, que serve para a educação e crescimento empresarial dos Cristãos.