Estudo teológico que vem com o objetivo de esclarecer dúvidas do tipo: Quem pode participar da Santa Ceia?

Com o passar dos anos, a igreja foi aderindo práticas e ensinamentos de homens, com o objetivo de “ajudar” a organizar a Casa do Senhor. O problema, é que muitos ensinamentos não tem contribuído para a edificação e crescimento da igreja, mas sim para a destruição de muitas almas.

Algumas denominações são recheadas de regras para os seus fiéis poderem participar de cerimônias mensais, como é o caso da Santa Ceia. Há ministérios que restringem a Santa Ceia somente aos membros, portadores de uma carteirinha ou credencial de membro, caso o mesmo esqueça esta credencial, não poderá participar da Santa Ceia do Senhor Jesus. 

Mas será que isso é o correto? Será que a Santa Ceia hoje está sendo ministrada da maneira como Jesus ensinou? Um das primeiras palavras do apóstolo Paulo foi: Porque o que eu recebi do Senhor, isso também vos ensinei. Logo vemos que a Santa Ceia deve ser ministrada da forma ensinada pelo Senhor Jesus.

Abriremos aqui hoje um breve estudo teológico sobre a santa ceia, que virá não entrar em discussão do que seja certo ou errado, mas simplesmente para esclarecer a cerimônia mais importante da igreja, que é a Santa Ceia do Senhor.

A Santa Ceia Não Pode Ser Anulada

Logo sendo a cerimônia mais importante, por ser ordem do próprio Senhor Jesus (fazei isso todas as vezes…), ainda vemos pessoas insistindo com a ideia de que a igreja não precisa fazer Santa Ceia. Se a pessoa fizer um raso estudo teológico enfatizando a Santa Ceia, verá a sua suma importância.

Pão e Vinho da Santa Ceia

 

O apóstolo Paulo estava recheado de informações para transmitir para a igreja de Corinto, porém, ele sabia que não tinha como colocar tudo em duas cartas, então ele vai colocar somente aquilo que ele vê como urgência, palavras que não poderiam ser deixadas para depois. Foi por isso que ele disse: (Quanto as outras coisas, quando estiver com vocês estarei ordenando 1° Co 11.34b…).

Veja, o Paulo está praticamente dizendo: Queria falar muitas outras coisas, mas não dá, quando eu for aí eu falo. Mas Paulo prioriza falar sobre a Santa Ceia. E que bom para nós, porque se ele não tivesse escrito, não saberíamos se aquela igreja se importava com a Santa Ceia, hoje sabemos porque Paulo dedicou quase um capítulo inteiro para falar sobre ela.

Clique aqui para continuar acompanhando o Estudo Teológico – Santa Ceia

Leandro Santos é Pastor e Diretor Estadual na Comunidade Cristã Paz e Vida. Sua formação teológica foi realizada no CTJP (Curso de Teologia Juanribe Pagliarin. Exerceu também estudos no seminário Cristo Para as Nações e bacharelou-se na faculdade FAETE. Produtor e Apresentador do Programa O Céu Pode Ajudar no Estado do Piauí; Leandro Santos também ministra palestras para empresários Cristãos, realizando a Reunião dos Empreendedores de Deus, que serve para a educação e crescimento empresarial dos Cristãos.