No antigo testamento acontece algo curioso, depois que Abraão vence uma guerra, aparece um sacerdote e vai até Abraão levando Pão e Vinho.

O mais curioso é que este sacerdote Melquisede, repetinamente abençoa a Abraão e o Abraão depois de ter sido abençoado separa a 10ª parte de tudo o que conquistou até aquele dia e entrega nas mãos do Melquisedeque.

Melquisedeque é o Arquétipo de Cristo

Quando Abraão deu o dízimo de tudo o que possuía ao Melquisedeque, na verdade ele estava dando o dízimo de tudo para o SENHOR.

Existe um fenômeno chamado Teofania, que é a manifestação de Deus em forma humana. Quando este Melquisedeque se manifesta, quem estava diante dos olhos de Abraão, era o próprio Senhor Jesus Cristo.

O interessante é que o escritor da carta aos Hebreus confirma isso, veja:

Porque este Melquisedeque, que era rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, e que saiu ao encontro de Abraão quando ele regressava da matança dos reis, e o abençoou;

A quem também Abraão deu o dízimo de tudo, e primeiramente é, por interpretação, rei de justiça, e depois também rei de Salém, que é rei de paz;

Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre.
Hebreus 7:1-3

Aquele sacerdote não era um ser humano comum, ele não tinha genealogia, ou seja, ninguém sabia de onde ele vinha. Na antiguidade a eleição dos sacerdotes não era uma bagunça como é muitas igrejas hoje, que coloca qualquer um para ser pastor sem saber qual a procedência daquela pessoa, se é alguém verdadeiramente convertido e etc.

Aquele sacerdote não tinha pai e nem mãe e o que me deixa mais espantado é o que o escritor disse no final do versículo 3, que Melquisedeque permanece sacerdote para sempre.

Ora, se ele permanece sacerdote para sempre, isso significa duas coisas, que ele é imortal e/ou que ninguém pode ocupar o seu lugar pois ele é insubstituível.

Eu só conheço uma pessoa que permanece Rei para Sempre, eu só conheço uma pessoa que é insubstituível, o nome Dele é JESUS CRISTO.

Melquisedeque deu pão e vinho, eu não acredito em coincidência e não vejo outro sentido daquele pão e vinho representar outra coisa senão o corpo e o sangue do Senhor, o nosso Senhor que DEU pão (carna) e vinho (sangue) pela nossa vida.

Leandro Santos é Pastor e Diretor Estadual na Comunidade Cristã Paz e Vida. Sua formação teológica foi realizada no CTJP (Curso de Teologia Juanribe Pagliarin. Exerceu também estudos no seminário Cristo Para as Nações e bacharelou-se na faculdade FAETE. Produtor e Apresentador do Programa O Céu Pode Ajudar no Estado do Piauí; Leandro Santos também ministra palestras para empresários Cristãos, realizando a Reunião dos Empreendedores de Deus, que serve para a educação e crescimento empresarial dos Cristãos.